sábado, 5 de julho de 2008

Raio-x sobre The CGS

Após ter postado uma notícia sobre mudanças na divisão de FIFA08 na franquia Rio Sinistro, recebi várias criticas, algumas negativas e outras positivas, então resolvi estudar a história e a estrutura da CGS . Há pouco tempo, o Pclloh fez um resumo sobre a CGS, que você pode conferir aqui.

O que é a CGS na prática
Criada em Los Angeles - Califórnia em 2007, a CGS ( Championship Gaming Series) se tornou a primeira liga de e-Sport totalmente profissionalizada, com contratos rígidos e salários altos. Antes disto, para sobreviver do e-Sport o player tinha que ser convidado por equipes que possuiam patrocínio, para então poder "bancar" esse profissionalismo. Fazer parte da CGS é o sonho de muita gente.


Como ingressar em alguma franquia?
Para compor uma determinada equipe a liga tem uma fórmula nos moldes da NBA, o Draft.
O Draft Combine é um evento bem parecido com um show de calouros, aonde os Managers de cada franquia analisam os aspirantes e elegem seus players de acordo com a necessidade de seu time , claro que a habilidade e dedicação de cada "draftado" ajudarão na escolha.




Draft Combine

Ao todo, a CGS conta com 16 franquias, dividias em 06 regiões, são elas:

América do Norte:

Carolina Core, Chicago Chimera, Dallas Venom,
New York 3D, Los Angeles Complexity e San Francisco.

América Latina:
México Fúria e Rio Sinistro

Ásia

Seoul Jinhwa , Wuhan Dragon e Singapore Sword

Europa/Reino Unido

Berlin Allianz, Stockholm Magnetik, Birminghan Salvo e London Mint

Oceania

Siydney Underground

Quais são os jogos, que regras usam, e como se distribui a pontuação?
A CGS conta com cinco jogos em sua grade competitiva:


Counter-Strike Source

A regra de disputa do CS:S possue algumas diferenças daquelas adotadas no Counter-Strike 1.6

Pontuação: Cada round vencido vale 1 ponto para equipe. Vence o confroto a equipe que atingir 10 vitórias primeiro

Formato: 5 x 5
Cada equipe jogará uma vez de CT e outra de TR


Rounds: CS:S - 9 Rounds + 1 derradeiro
CS1.6 - 16 rounds
(Caso ocorra empate, o jogo irá para a morte súbita, o empate prolonga o confronto para uma melhor de três rounds)

Tempo de cada round: CS:S - 1 minuto e 20 Segundos
CS1.6 -1 minuto e 45 Segundos

Start Money:
CS:S - $16000
CS1.6 - $800

C4 Timer e o Freeze Time : possuem o mesmo tempo nas duas versões do Counter-Strike, C4Timer 35 segundos e 15 segundos para o Freeze Time

Mapas: CS:S - de_dust2, de_inferno, de_nuke, de_train, de_contra, de_cbble
CS1.6 - de_dust2, de_inferno, de_nuke, de_train



FIFA08

FIFA conta apenas com um player em cada franquia

Pontuação: Cada gol será revertido em 1 ponto
Formato: 1 x 1
Tempo: 4 minutos
Dificuldade: Internacional
Patch: Multitools



World of Warcraft


Único jogo incluso na CGS que não possue uma divisão nas franquias

Regras: As regras do World of Warcraft são as mesma utilizadas pela Blizzard em seus torneios

Clique aqui para ver as regras



Dead or Alive4

A divisão de DoA4 é mista, composta por um homem e uma mulher.

Pontuação: Ganha 1 ponto aquele que vencer 5 rounds em uma melhor de nove.
Formato: 1 x 1
Versão: 4.1
Tempo de round: 60 segundos
Danger Zone: Sim
Life Gauge: Largest
Cenários: Gambler, Temple, Kyoto, Crash, Seaside, Coliseum e Waterfall



Forza MotorSport2

Forza MotorSport2 tem um formato empolgante, são quatro carros na pista onde a habilidade de cada player deverá estar em sintonia com uma estratégia.

Pontuação: 1º Colocado 4 pontos, o 2° colocado 2 pontos e o 3° colocado 1 ponto
Formato: 2 v 2
Modo de Corrida: Circuito
Carros: Saleen S7 ou Cerbera Speed 12
Colisões: Sim
Danos: Normal
Nº de voltas: Varia com o Circuito estabelecido
Circuitos: Maple Valley Short (4 voltas)
Road Atlanta Short (3 voltas)
Tsukuba (3 voltas)
Diamond Back (3 voltas)
Inland Taipan (3 voltas)



Por que a CGS é o futuro do e-Sports?
O grande segredo da estrutura da liga esta no seu propósito, que vai muito além de promover apenas mais um campeonato de e-Sports. Entretenimento é a chave do sucesso! Levar o jogos virtuais para televisão, com apresentadores e comentaristas especializados facilita a compreensão para que não conhece muito bem o assunto. O projeto CGS ultrapassa a barreira da audácia e a expectativa é de que mais de 50 milhões de pessoas acompanhem pela televisão seu maior evento , a Grande Final, que acontecerá entre os dias 16/07/2008 e 02/08/2008. Para se programar veja aqui

Como conquistou Credibilidade?
Talvez a melhor manobra dos idealizadores da CGS foi convidar "figurinhas" carimbadas do ambiente competitivo, como Jonas "bsl" Alsaker Vikan (ex-jogador profissional de counter-strike 1.6 e colunista do Gotfrag ) e Paulo "Pvell" Velloso (Proprietário da equipe MiBR) para gerenciarem franquias . Claro que o valor referente à premiação ajudou bastante, afinal estamos falando de US$500.000,00 . Os maiores responsáveis por todo esse status atingindo , com toda a certeza são os patrocinadores, em breve saberemos um pouco mais sobre cada um deles.


General Manager, qual é o seu papel?
Gerenciar e promover o desenvolvimento técnico de sua franquia. O GM tem total autonomia para contratar, dispensar e substituir de acordo com a necessidade de sua franquia, mas claro que dentro de algumas normas estipuladas pela organização da liga.


Patrocinadores:
A CGS conta com sete patrocinadores, que se dividem em duas partes, que são: mídia e sócio fundador.

Na parte de mídia encontramos talvez os responsáveis por todo sucesso, três grandes empresas de TV paga.


DirecTV Sky STAR


Os outros quatros patrocinadores são considerados como sócios , entre eles existe uma empresa de bebidas e outras três de tecnologia.


Conclusão:
A CGS segue os principios básicos das ligas desportivas profissionais norte-americanas, irem além de um simples campeonato, mas envolver o público em um grande evento.
O Show tem como suas principais estrelas os cyberatletas, que com toda essa visibilidade saíram do anonimato para se tornarem ídolos.
Não tem como negar que competições como WCG e ESWC são mais democráticas, pois não exigem de seus participantes uma equipe ou franquia filiada à organização do evento.
Com um orçamento milionário, a tendência é que essa liga se torne a maior ambição dos cyberatletas.

fonte : http://www.gamesphere.com.br/news/907/1.html

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