quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Google inicia sistema para identificar bloqueadores de internet.



O Google revelou um plano cujo objetivo é permitir que os usuários de computadores determinem se provedores de acesso à internet estão bloqueando ou retardando indevidamente sua navegação pela Web.

O plano representa o mais recente passo no debate sobre a neutralidade da rede, que opõe empresas de conteúdo como o Google a alguns provedores de acesso.

Os provedores afirmam que precisam tomar medidas para administrar o tráfego sempre crescente em suas redes, em benefício de todos os usuários. As empresas de conteúdo e aplicativos temem que os provedores ganhem o poder de discriminar, dando tratamento preferencial a determinadas formas de tráfego.

O Google oferecerá aos pesquisadores acadêmicos 36 servidores em 12 locais dos Estados Unidos e Europa a fim de que possam analisar dados, disse Vint Cerf, uma espécie de guru da empresa para assuntos de internet.

Em uma decisão que estabeleceu precedente no ano passado, a Comissão Federal de Comunicações dos Estados Unidos (FCC, na sigla em inglês), votou por manter uma queixa na qual a operadora Comcast era acusada de violar os princípios de internet aberta ao bloquear o acesso a serviços de troca de arquivos.

O caso se tornou um foco para a disputa quanto à neutralidade da rede, e a Comcast está contestando na Justiça a decisão da FCC.

Fonte: folhaonline.com.br

3 comentários: